Após dias de intercorrências no fornecimento, o município de Barras voltou a ter água nas torneiras com força e pressão. A novidade foi sentida inclusive em bairros que, há bastante tempo, sofriam com a escassez constante.
Segundo técnicos da AG Águas do Piauí, empresa que assumiu a gestão da antiga Agespisa, foram realizadas melhorias na Central de Tratamento, com a troca de equipamentos antigos por modelos modernos e automatizados. Também houve a revisão dos registros de controle das redes, muitos deles apresentando defeitos ou aberturas limitadas, o que comprometia a potência do sistema.
Além das melhorias técnicas, a equipe de serviço social da AG Águas do Piauí realizou uma espécie de ouvidoria presencial, ouvindo moradores de bairros como Corujal, Santinho, Morada de Barras e São Francisco. Alguns encontros foram tensos, devido ao histórico de problemas, mas o contato direto olho a olho transmitiu mais segurança e confiança.
Outro avanço foi a criação de grupos de WhatsApp, onde líderes comunitários mantêm contato direto com a empresa. Em caráter de urgência, é possível solicitar abastecimento emergencial por carro-pipa.
A assistente social Leidimar Silva informou ainda que sempre que houver interrupções programadas no fornecimento, os comunicados e informes serão encaminhados ao meios de comunicação do município destacando o Grupo Coruja, reconhecido como um dos mais fortes veículos de informação do município, garantindo que a população seja informada com rapidez.
Já os consumidores de forma individual podem acionar a empresa por meio dos canais oficiais de atendimento disponíveis nas faturas.